quarta-feira, 11 de julho de 2007

Norte Sul

Existem de facto diferenças entre o Norte e Sul!
É no entanto muito mais fácil para cada um de nós, apontar as diferenças dos outros.
Refiro-me concretamente às diferenças da pronúncia entre as regiões do grande Porto e da grande Lisboa.

Até há bem pouco tempo eu não me tinha apercebido das diferenças da minha região, foi preciso um amigo do Norte me apontar alguns exemplos que não deixam dúvidas.

Porque será que dizemos 'Vezinho' em vez de 'Vizinho', ou 'Felipe' em vez de 'Filipe' ou ainda 'Lesboa' em vez de 'Lisboa' ?

2 comentários:

Astro disse...

"Lesboa"?
Eu não digo "Lesboa"!
Tu dizes "Lesboa"?

Bai lá, bai...

Anónimo disse...

Eu também não digo "Lesboa".
Mas agora pensando bem, as duas palavras digo, nunca tinha era reparado nisso. :-)
Mas continuo a achar muita piada á pronuncia do norte... Principalmente quando trocam os 'v' pelos 'b'.
Tenho uma amiga do Porto que em vez de 'verinha' chamava-me sempre 'berinha' :-)
Brincávamos sempre muito com ela por causa disso ;-)
Beijocas para ti.